O que é tecelagem 3D?

Também conhecida como 3D KNIT ou 3DTEX, têxteis como cabedais de tênis, máscaras e até blusas podem ser confeccionadas a partir deste método de produção.



A tecelagem 3D consiste na obtenção de ângulos no corpo de determinado têxtil, gerando propriedades específicas conforme as necessidade funcionais do produto. Através da matéria prima (fio têxtil) a máquina de tecer cria sequenciais camadas de entrelaçamento dos fios, que podem ser adicionadas de forma homogênea, criando um tecido plano convencional ou de forma heterogênea, com mais camadas em determinadas regiões, criando assim a tridimensionalidade do produto (3D).


Indústria 4.0


“A tecelagem 3D é uma das mais importantes contribuições da indústria 4.0 no setor têxtil, se enquadrando como um processo de manufatura aditiva ainda pouco explorado em nível nacional.”

Por ser um método produtivo consideravelmente recente, o mercado nacional ainda está se adequando às necessidades e possibilidades que esta forma de tecelagem permite variar. A Merlintec conta com amplo know-how no segmento, onde começou sua atuação aplicada ao setor calçadista em 2016.


Inovação


Com a tecelagem 3D, cabedais de tênis (parte têxtil nas cores rosa, branco e cinza da foto 1) são tecidos em formato tridimensional sem a necessidade de cortes e costuras como em uma manufatura convencional. O formato tridimensional sem costuras também é notado nas máscaras 3D (foto 2), que são programadas via software M1 PLUS para que se adaptem ao formato do rosto humano.


Além da tridimensionalidade da peça, propriedades como tensão, densidade, espessura e porosidade podem ser variadas nos têxteis, com aplicações para os mais diversos setores do mercado.


Protótipos, fotos e desenvolvimentos Merlintec.


Sustentabilidade


“A tecelagem 3D aplicada em determinados produtos pode reduzir a zero resíduos provenientes do processo produtivo.”

Devido a alta capacidade de variar propriedades e formatos na tecelagem 3D, é possível reduzir diversos processos dentro de uma cadeia de produção, além disso, diversos produtos podem ser manufaturados através de um mesmo maquinário e matéria prima, essas características contribuem para a sustentabilidade produtiva.


Aplicado ao setor calçadista, o cabedal já sai semiacabado da máquina de tecer, em formato tridimensional para que se ajuste ao pé e com as cores e design finalizados, assim, processos de corte e a consequente geração de resíduos que acontece em uma produção convencional são reduzidos de forma muito significativa.


Também é possível a manufatura de produtos já acabados (zero resíduos) em 3D, nos setores de vestuário, home-decor, ortopédico, automotivo, agrícola, médico, entre outros. Um exemplo disso são as máscaras 3D, que já saem prontas da máquina e não passam por nenhum processo de corte. Além disso, as máscaras produzidas na Merlintec são provenientes de processos gerados por energia solar, contribuindo ainda mais para a sustentabilidade do processo.


Merlintec - Indústria têxtil - contato@merlintec.com.br


Fonte:

Matheus Lazzari - P&D Merlintec

138 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo